Dois Jogos do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa em Sub-19 vão ter lugar em PombalO Estádio Municipal de Pombal vai ser palco, em Outubro, de dois jogos oficiais do Torneio de Apuramento para a primeira fase do 8º Campeonato da Europa de Futebol em Sub 19 (2008-2009).
No próximo dia 14 de Outubro, pelas 16:00 horas, realiza-se o jogo entre as selecções de Portugal e da Bulgária, enquanto no dia 19 a selecção da Bulgária joga contra a selecção da Finlândia.
O Campeonato da Europa de Sub-19 consiste em três fases distintas; a fase de qualificação, o Torneio de Elite e a fase final. A fase de qualificação, disputada no Outono, é composta por 12 grupos de quatro equipas, que jogam em mini-torneios num só local. As duas primeiras classificadas seguem em frente, a par de uma terceira posicionada com o melhor registo frente aos dois primeiros do grupo. No Torneio de Elite, disputado no início da Primavera, essas 25 equipas qualificadas juntam-se a três cabeças-de-série em sete grupos de mini-torneios, compostos por quatro selecções. Os vencedores dos grupos juntam-se então aos anfitriões na fase final, em Julho, e são divididos em dois agrupamentos de quatro formações. As duas primeiras passam às meias-finais e, em seguida, joga-se a final.
O Campeonato da Europa de Sub-19 é o sucessor do Torneio de Juniores da FIFA, que teve início em 1948 como um evento de Sub-18 e passou para a alçada da UEFA sete anos mais tarde. O torneio teve vários formatos nos seus 32 anos de existência. A Inglaterra venceu a prova em oito ocasiões, enquanto a União Soviética triunfou por quatro vezes e a Bulgária três.
Promoção da juventudeEm 1980, o torneio passou a denominar-se Campeonato da Europa de Sub-18, reflectindo uma das principais prioridades da UEFA: a promoção do futebol jovem e o desenvolvimento de jovens futebolistas. O primeiro Campeonato Europeu de Sub-16 foi realizado em 1980/82, antes de as competições passarem a Sub-17 e a Sub-19 no início de 2001/02, devido a alterações nas datas de elegibilidade dos jogadores.
Portugal em grandeA República Federal da Alemanha venceu o primeiro torneio de Sub-19, em 1981, sendo que desde então capitães de equipa de 13 países diferentes já ergueram o troféu. A França é a selecção com melhor historial, tendo vencido em quatro ocasiões, apesar de não ganhar desde 2000. Em anos recentes, as nações ibéricas têm dominado, com a Espanha a vencer em 1995, 2002 e 2004, enquanto Portugal saboreou a vitória em 1994 e 1999.
Domínio ibéricoO desempenho dos dois países tem sido tão consistente que, das 15 finais disputadas desde 1988, 11 tiveram a presença de um dos dois países, incluindo a emocionante vitória da Espanha frente à Turquia na final de 2004. No entanto, nenhuma das duas selecções esteve presente em 2005, na Irlanda do Norte, já que ambas perderam frente à França na Ronda de Elite.
Triunfo solitárioPara além da França, de Espanha e de Portugal, a União Soviética ergueu o troféu em 1988 e 1990 e nove outras formações venceram o troféu por uma vez. Surpreendentemente, a Inglaterra não conseguiu traduzir o seu domínio inicial em Sub-18 e Sub-19, tendo apenas conquistado o certame em 1993 - uma equipa que contava com Gary Neville, Sol Campbell e Paul Scholes, todos eles internacionais por mais de 50 vezes na selecção principal.
Exemplo francêsUm número significativo de outros jogadores brilhou nos triunfos das suas selecções de Sub-18 e Sub-19 antes de se tornarem famosos a nível sénior. A equipa francesa vencedora em 1996 incluía Mikaël Silvestre, William Gallas, Thierry Henry e David Trezeguet, dois anos antes dos dois últimos participarem na vitória francesa no Campeonato do Mundo. O trio italiano composto por Gianluigi Buffon, Francesco Totti e Andrea Pirlo, Timo Hildebrand, Fabian Ernst e Sebastian Kehl pela Alemanha, e o melhor marcador da República da Irlanda, Robbie Keane, são apenas alguns dos jogadores que participaram em fases finais dos Campeonatos da Europa de Sub-18 e Sub-19 em anos recentes.
Polónia vitoriosaEm 2001, a Polónia assinalou o seu ressurgimento a todos os níveis, que coincidiu com o fim do escalão de Sub-18. Os polacos triunfaram sobre a República Checa na fase final disputada na Finlândia. O primeiro torneio de Sub-19 decorreu em 2002, na Noruega, e foi conquistado pela selecção espanhola, que derrotou a Alemanha, por 1-0, na final, proporcionando ao treinador Iñaki Sáez uma despedida em grande antes de assumir o comando da selecção principal.
Fases finais recentesA fase final de 2002/2003, no Liechtenstein, voltou a ter um representante ibérico na final: Portugal. No entanto, a Itália impediu que os portugueses fizessem a "dobradinha" Sub-17/Sub-19, com uma vitória por 2-0. Os transalpinos ergueram, assim, o troféu após três derrotas nas três presenças anteriores em finais de Sub-18. Um ano mais tarde, no entanto, foi a Espanha que comemorou a vitória em Nyon, na Suíça, com um golo espectacular de Borja a dar continuidade à tradição vitoriosa do seu país em escalões jovens.
Edição de 2006A França voltou a demonstrar a sua categoria a este nível com o seu triunfo em 2005, na Irlanda do Norte. Os franceses conquistaram o torneio sem sofrer qualquer derrota e deram a volta a uma desvantagem de um golo na final frente à Inglaterra. A Espanha fez a festa em 2006, marcando 17 golos nos cinco jogos que disputou na fase final e derrotando (2-1) a Escócia no jogo decisivo, graças a dois remates certeiros de Alberto Bueno.
A sétima ediçãoO sétimo Campeonato da Europa de Sub-19, teve lugar em 2008 na República Checa. Os checos, por disputarem o torneio na condição de anfitriões, inauguraram a fase final, frente à Inglaterra, numa partida disputada em Jablonec, antes de a Espanha, campeã em título, medir forças com a Alemanha quatro horas depois, em Plzen. A fase de grupos e as meias-finais foram disputadas em seis estádios diferentes, nas cidades de Zizkov, Plzen e Príbram (Secção A) e Mlada Boleslav, Liberec e Jablonec (Secção B). A final decorreu no Estádio Střelnice, em Jablonec, a 26 de Julho onde a Alemanha conquistou o Campeonato da Europa de Sub-19, ao bater na final a Itália, por 3-1.
in cmp