terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dois Jogos do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa em Sub-19 vão ter lugar em Pombal

Campeonato da Europa em Sub-19Dois Jogos do Torneio de Apuramento para o Campeonato da Europa em Sub-19 vão ter lugar em Pombal
O Estádio Municipal de Pombal vai ser palco, em Outubro, de dois jogos oficiais do Torneio de Apuramento para a primeira fase do 8º Campeonato da Europa de Futebol em Sub 19 (2008-2009).

No próximo dia 14 de Outubro, pelas 16:00 horas, realiza-se o jogo entre as selecções de Portugal e da Bulgária, enquanto no dia 19 a selecção da Bulgária joga contra a selecção da Finlândia.

O Campeonato da Europa de Sub-19 consiste em três fases distintas; a fase de qualificação, o Torneio de Elite e a fase final. A fase de qualificação, disputada no Outono, é composta por 12 grupos de quatro equipas, que jogam em mini-torneios num só local. As duas primeiras classificadas seguem em frente, a par de uma terceira posicionada com o melhor registo frente aos dois primeiros do grupo. No Torneio de Elite, disputado no início da Primavera, essas 25 equipas qualificadas juntam-se a três cabeças-de-série em sete grupos de mini-torneios, compostos por quatro selecções. Os vencedores dos grupos juntam-se então aos anfitriões na fase final, em Julho, e são divididos em dois agrupamentos de quatro formações. As duas primeiras passam às meias-finais e, em seguida, joga-se a final.

O Campeonato da Europa de Sub-19 é o sucessor do Torneio de Juniores da FIFA, que teve início em 1948 como um evento de Sub-18 e passou para a alçada da UEFA sete anos mais tarde. O torneio teve vários formatos nos seus 32 anos de existência. A Inglaterra venceu a prova em oito ocasiões, enquanto a União Soviética triunfou por quatro vezes e a Bulgária três.

Promoção da juventude
Em 1980, o torneio passou a denominar-se Campeonato da Europa de Sub-18, reflectindo uma das principais prioridades da UEFA: a promoção do futebol jovem e o desenvolvimento de jovens futebolistas. O primeiro Campeonato Europeu de Sub-16 foi realizado em 1980/82, antes de as competições passarem a Sub-17 e a Sub-19 no início de 2001/02, devido a alterações nas datas de elegibilidade dos jogadores.

Portugal em grande
A República Federal da Alemanha venceu o primeiro torneio de Sub-19, em 1981, sendo que desde então capitães de equipa de 13 países diferentes já ergueram o troféu. A França é a selecção com melhor historial, tendo vencido em quatro ocasiões, apesar de não ganhar desde 2000. Em anos recentes, as nações ibéricas têm dominado, com a Espanha a vencer em 1995, 2002 e 2004, enquanto Portugal saboreou a vitória em 1994 e 1999.

Domínio ibérico
O desempenho dos dois países tem sido tão consistente que, das 15 finais disputadas desde 1988, 11 tiveram a presença de um dos dois países, incluindo a emocionante vitória da Espanha frente à Turquia na final de 2004. No entanto, nenhuma das duas selecções esteve presente em 2005, na Irlanda do Norte, já que ambas perderam frente à França na Ronda de Elite.

Triunfo solitário
Para além da França, de Espanha e de Portugal, a União Soviética ergueu o troféu em 1988 e 1990 e nove outras formações venceram o troféu por uma vez. Surpreendentemente, a Inglaterra não conseguiu traduzir o seu domínio inicial em Sub-18 e Sub-19, tendo apenas conquistado o certame em 1993 - uma equipa que contava com Gary Neville, Sol Campbell e Paul Scholes, todos eles internacionais por mais de 50 vezes na selecção principal.

Exemplo francês
Um número significativo de outros jogadores brilhou nos triunfos das suas selecções de Sub-18 e Sub-19 antes de se tornarem famosos a nível sénior. A equipa francesa vencedora em 1996 incluía Mikaël Silvestre, William Gallas, Thierry Henry e David Trezeguet, dois anos antes dos dois últimos participarem na vitória francesa no Campeonato do Mundo. O trio italiano composto por Gianluigi Buffon, Francesco Totti e Andrea Pirlo, Timo Hildebrand, Fabian Ernst e Sebastian Kehl pela Alemanha, e o melhor marcador da República da Irlanda, Robbie Keane, são apenas alguns dos jogadores que participaram em fases finais dos Campeonatos da Europa de Sub-18 e Sub-19 em anos recentes.

Polónia vitoriosa
Em 2001, a Polónia assinalou o seu ressurgimento a todos os níveis, que coincidiu com o fim do escalão de Sub-18. Os polacos triunfaram sobre a República Checa na fase final disputada na Finlândia. O primeiro torneio de Sub-19 decorreu em 2002, na Noruega, e foi conquistado pela selecção espanhola, que derrotou a Alemanha, por 1-0, na final, proporcionando ao treinador Iñaki Sáez uma despedida em grande antes de assumir o comando da selecção principal.

Fases finais recentes
A fase final de 2002/2003, no Liechtenstein, voltou a ter um representante ibérico na final: Portugal. No entanto, a Itália impediu que os portugueses fizessem a "dobradinha" Sub-17/Sub-19, com uma vitória por 2-0. Os transalpinos ergueram, assim, o troféu após três derrotas nas três presenças anteriores em finais de Sub-18. Um ano mais tarde, no entanto, foi a Espanha que comemorou a vitória em Nyon, na Suíça, com um golo espectacular de Borja a dar continuidade à tradição vitoriosa do seu país em escalões jovens.

Edição de 2006
A França voltou a demonstrar a sua categoria a este nível com o seu triunfo em 2005, na Irlanda do Norte. Os franceses conquistaram o torneio sem sofrer qualquer derrota e deram a volta a uma desvantagem de um golo na final frente à Inglaterra. A Espanha fez a festa em 2006, marcando 17 golos nos cinco jogos que disputou na fase final e derrotando (2-1) a Escócia no jogo decisivo, graças a dois remates certeiros de Alberto Bueno.

A sétima edição
O sétimo Campeonato da Europa de Sub-19, teve lugar em 2008 na República Checa. Os checos, por disputarem o torneio na condição de anfitriões, inauguraram a fase final, frente à Inglaterra, numa partida disputada em Jablonec, antes de a Espanha, campeã em título, medir forças com a Alemanha quatro horas depois, em Plzen. A fase de grupos e as meias-finais foram disputadas em seis estádios diferentes, nas cidades de Zizkov, Plzen e Príbram (Secção A) e Mlada Boleslav, Liberec e Jablonec (Secção B). A final decorreu no Estádio Střelnice, em Jablonec, a 26 de Julho onde a Alemanha conquistou o Campeonato da Europa de Sub-19, ao bater na final a Itália, por 3-1.
in cmp

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Passeio BTT em Vila Cã

Esta é uma modalidade que vai ganhando cada vez mais adeptos no nosso concelho. Mais uma prova anão perder.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Actividades radicias - Participem

Estas são algumas das actividades propostas para o mês de Outubro pela empresa pombalense SICOAVENTURA. Participem e inscrevam-se já.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Começo de época secção de Karaté da ADAC

Após um pequeno período de férias, a secção de karaté da ADAC regressa para mais uma época desportiva, comnovas técnicas de treino para as crianças dos 6 aos 12 anos. Inspirado nas escolas de karaté italianas, onde os treinadores da ADAC receberam formação, este novo método de treino foi testado pelo Prof. Pierluigi Aschieri, ao longo de vários anos de investigação que já comprovaram a sua eficácia. Focaliza-se sobretudo no desenvolvimento motor da criança, adaptando os exercícios ao nível de destreza, equilíbrio e coordenação de cada idade. O treino torna-se mais agradável, fácil e estimulante para a criança. A execução das técnicas de karaté não são a prioridade, no entanto, todos os exercícios são uma preparação básica e progressiva para a sua futura apreensão.
Outra novidade desta época é a abertura de treinos de manutenção para os pais e familiares. Enquanto aguardam pelo fim da aula de karaté do seu(ua) filho(a), estes podem praticar alguns exercícios de manutenção. Os treinos serão realizados em paralelo com os treinos das crianças, mas de forma separada, desenhados para serem acessíveis a qualquer pessoa, mesmo que não pratique actividade desportiva.

A oferta desportiva da secção de karaté da ADAC é abrangente - karaté para crianças, karaté para adultos, karaté de competição e treinos de manutenção - exigindo melhores condições de treino, que foram conseguidas com a cedência de um novo espaço, no Pavilhão das Actividades Económicas na Zona Desportiva de Pombal, pela Câmara Municipal de Pombal. O novo espaço, maior e mais acolhedor, é um sinal de reconhecimento da qualidade do karaté que se pratica em Pombal, onde as várias equipas da selecção nacional estagiam periodicamente.
notícia em Rádio Cardal

terça-feira, 16 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Jovem do Louriçal é campeão mundial

JOÃO MOURÃO: "Ser campeão do mundo é uma sensação única"João Carlos Santos Dias Mourão

22 Anos - Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física, pela Universidade de Coimbra

Naturalidade: Louriçal Clube: Clube Desportivo D. João V (desde a época 2001/2002)

Expressão (Exp.): Qual a sensação de conquistar um campeonato do mundo?
João Mourão (J.M.): É uma sensação única. Sabendo que apenas 12 atletas foram convocados para esta prova, e eu ter sido um deles. Uma vez que tínhamos atletas sem nomes sonantes e de serem de equipas pouco conhecidas, só com um grande espírito de equipa foi possível conquistar este título, de todo inesperado e contra todas as expectativas, apesar de o objectivo inicial ter sido superar a melhor classificação de sempre, que foi um terceiro lugar em 2000.

Exp.: O João ainda é um jogador muito jovem. Selecção Nacional A é um objectivo que ambiciona?
J.M.: Essencialmente pretendo manter-me ao mais alto nível nesta modalidade, e isso passa por jogar na primeira divisão. A Selecção Nacional A para a curto-prazo não é um objectivo.
Exp.: O que espera do campeonato que se inicia no próximo ano?
J.M.: Ao nível da equipa lutar sempre pela vitória e assegurar a permanência no Play-off o mais cedo possível. Também chegar o mais longe que pudermos na Taça de Portugal. A nível pessoal tentar manter ou melhorar o nível exibicional que tive na época passada, uma época que me correu muito bem, isto é manter ou melhorar a minha performance.
Exp.: Ao nível de futsal qual o sonho que pretende ver realizado? Quais os objectivos a longo prazo?
J.M.: Essencialmente, fazer com que a modalidade de futsal, apesar da notoriedade que está a ter, ainda aumente mais devido à sua beleza . Tentar aumentar simplesmente, além do número de praticantes o número de espectadores, o gosto pela prática desportiva e pela observação dos próprios jogos. Diversificar a assistência, para que não encham somente os pavilhões quando se joga contra as grandes equipas. Não é qualquer localidade que mantém um clube, como o Clube Desportivo D. João V, que é dos mais antigos na primeira divisão.
JORNAL EXPRESSÃO LOURIÇAL
in http://www.jornalexpressao.net

Andebol feminino das Meirinhas na 1ª Divisão

Amanhã principia o Campeonato Nacional da 1ªdivisão de andebol feminino e o Colégio João de Barros defronta o Santa Joana, num encontro a disputar pelas 19h00 no pavilhão Eduardo Gomes. O técnico Paulo Félix espera entrar com o pé direito no campeonato, salientando que " é importante começar com uma vitória, para desta forma a equipa motivar-se ainda mais para os jogos seguintes."
in www.oderbie.com

Passeio BTT em Vermoil


Venho por este meio convidar-vos a todos a participar no II Passeio de BTT integrado no bodo das castanhas de Vermoil. - Zona de Pombal

Deverão por favor fazer a pré- inscrição para bttralhos@gmail.com com nome, morada e idade.

Evento: II Passeio BTT Bodo das Castanhas - Vermoil - 26 de Outubro 2008

Valor: 6€ para reforço - 12€ c/almoço
Prazos de Inscrição: 26 de Outubro
Métodos de inscrição: Próprio dia / Pré inscrição para bttralhos@gmail.com
Contactos da Organização: bttralhos@gmail.com | 917916654
Tipo de Evento: Passeio
Local de Secretariado/concentração: No adro da Igreja Paroquial - Recinto da Feira, Stand da Junta de Freguesia
Data: 26 de Outubro
Entidade Responsável: Junta de Freguesia de Vermoil
Apoio: www.mdbikes.com e www.bttralhos.pt.vu
Quilometragem: 30 Km Aproximadamente
Nível de Dificuldade: Médio

Horários: Concentração às 8:00 no recinto do adro da Igreja junto da Feira, partida às 9:00
Indicações de localização: A cerca de 10 Km de Pombal / 20 Km de Leiria pela IC2

Irão ser dadas lembranças a todos os participantes.
Banhos quentes + Lavagem das máquinas no fim.

Avisam-se todos os interessados que no dia será melhor estacionar os carros no campo de Futebol de Vermoil onde será o local dos banhos. A Igreja fica a cerca de 300 metros deste local.

Fica aqui o convite, apareçam...

Cumps,
Mário Diogo
in http://bttralhos.blogspot.com

terça-feira, 9 de setembro de 2008

XIXº Torneio de Ténis Juvenil do Cardal

REALIZA-SE NOS PRÓXIMOS DIAS 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2008 O XIX TORNEIO JUVENIL DO CARDAL, É UM TORNEIO DE NÍVEL C, INTEGRADO NO CALENDÁRIO DE PROVAS DA F.P.T.Esta é mais uma organização do Clube de Ténis de Pombal, onde poderão obter mais informações. Inscrevam-se já.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sp.Pombal fora da Taça de Portugal


Campo Dr. Armindo Lopes Carolino, Flandes.

Árbitro: Tiago Antunes, auxiliado por António Lopes e Fábio Ferreira, da A. F. Coimbra.

Sp. Pombal: Luís Pinto (3); Wilson (3), Luís Miguel (2), Coelho (3) e João Luís (2); Rodolfo (4), Rocha (2), João Pinto (3) (Lima (1), (80’) e Leandro (3) (João Ribeiro (2), 75’); Rafael (4) (cap.) e Ricardo Queirós (3).

Treinador: Tó Sá.

Joane: Campos (cap.); André, Bruno (Daniel, 65’), Hugo e Carneiro; Miguel Lemos (Roberto, 65’), Álvaro e Carlos Manuel; Gil, Jader (Sócrates, 85’) e Bertinho.

Treinador: Paulo Rafael.

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Carneiro (0-1 aos 20’), Bertinho (0-2 aos 90’) e Sócrates (0-3 aos 94’).
Disciplina: Cartão amarelo a Luís Miguel aos 21’.Com o jogo praticamente a cair para prolongamento, dois golos de rajada do Joane, na ponta final do desafio, acabou por confirmar a eliminação do Sporting de Pombal da Taça de Portugal.Um resultado enganador e imerecido para a formação pombalense que tudo fez para forçar o prolongamento. Numa primeira parte dominada pela turma minhota que se adiantou no marcador na sequência de uma grande penalidade. O guarda-redes Luís Pinto ainda defendeu o castigo máximo apontado por Bertinho mas na recarga Carneiro não enjeitou. O SP. Pombal surgiu transfigurado na segunda parte, apostou no ataque, desfrutou de várias ocasiões para chegar ao empate negado pelo poste e sobretudo devido à grande exibição do guarda-redes minhoto Campos. Com os leões a pressionarem e a encostar o seu adversário às cordas foi com grande enorme felicidade e eficácia que o Joane em dois raides em cima do minuto noventa faz dois golos e sentenciou o jogo e a eliminatória.

www.radiocardal.com e www.oderbie.com