quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Atletismo de Carnide vence troféu 'Reconhecer o Mérito'

A Associação Cultural de Carnide (Pombal), na modalidade de atletismo, foi reconhecida com a atribuição do troféu "Reconhecer o Mérito 2007", numa iniciativa do Instituto de Desporto de Portugal.

A modalidade de atletismo da Associação Cultural de Carnide viu o seu trabalho reconhecido publicamente ao receber o troféu "Reconhecer o Mérito 2007", numa iniciativa conjunta da Direcção Regional do Centro do Instituto do Desporto de Portugal e do Governo Civil de Coimbra.

A cerimónia, que se realizou ontem, no Salão Nobre do Governo Civil de Coimbra, pretendeu homenagear publicamente clubes e treinadores que, em 2007, foram responsáveis pela prática desportiva federada realizada por jovens até aos 16 anos.

Segundo a Direcção Regional do Centro do Instituto do Desporto de Portugal, "num reconhecimento público do seu trabalho na causa da formação dos jovens praticantes desportivos nas diferentes modalidades, na defesa dos interesses e necessidades dos jovens e na procura permanente de uma intervenção no domínio desportivo com maior qualidade", foram homenageados, do distrito de Leiria, os treinadores António Borrego Gomes (ACDR Arneirense - Caldas da Rainha) e Hélder da Silva Ferreira (Clube de Orientação do Centro - Leiria), bem como os clubes Associação Cultural de Carnide (Pombal) e o Clube de Orientação do Centro (Leiria).

A cerimónia contou com as intervenções do governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, da directora regional do Centro do Instituto do Desporto de Portugal, Catarina Rodrigues", após uma breve comunicação do Prof. Doutor Rui Matos, subordinada ao tema "Premiar os jovens no desporto".

A iniciativa contou, ainda, com as presenças de vários autarcas e personalidades, bem como do Subdirector do Centro do Instituto do Desporto, Paulo Gonçalves e do atleta português de meio-fundo, António Leitão.

In Noticias do Centro

Imagem retirada de www.concelhodepombal.com

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Blogue da Associação do Louriçal...

Vão-nos chegando por e-mail algumas novidades e informações relativas às colectividades do nosso concelho. Através destas informações vamos mantendo relacionamento com outros espaços na internet. Hoje decidimos partilhar convosco o blogue da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Louriçal, onde podem acompanhar os resultados desportivos (e não só) daquela colectividade. Basta carregarem na imagem ao lado.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sp.Pombal empata em Castelo Branco


Estádio Municipal Vale do romeiro, Castelo Branco.Árbitro: Hugo Faria (A.F. Santarém).
BC BRANCO: Hélder Cruz; Nuno Marques, Gil, Ricardo António (cap.) e Pombo; Francisco (Vinicius, 67’), João Fazenda e Miguel Vaz; Daniel Fernandes (Chiquinho, 81’), Tiago Marques e Cunha.Treinador: Nuno Fonseca.
Sp. POMBAL: Nuno Viseu (3); Ivo (4), Coelho (3), Admilson (4) e João Luís (3); Rodolfo (2) (João Pinto (2), 35’), Leandro (3), Nelson Morgado (3) e Albertinho (3) (José da Mota (2), 68’); João Ribeiro (3) e Lima (3) (Estêvão (1), 90’).Treinador: Tó Sá.
Disciplina: Cartão amarelo a Nuno Marques (33’), Miguel Vaz (61’) e Tiago Marques (83’); Nelson Morgado (84’ e 93’) e João Pinto (50’).Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Nelson Morgado (93’).

À procura da primeira vitória no campeonato, o Sp. Pombal viajou até Castelo Branco onde realizou uma boa actuação e acabou por conseguir um empate.Apesar de nem sempre bem jogado, a primeira parte foi fértil em oportunidades de golo e foram os pombalenses os primeiros a criar perigo, logo aos 2’, com Lima a surgir solto de marcação no interior da área, mas o remate saiu por cima da barra. A iniciativa do jogo pertencia à equipa da casa, mas defensivamente o Sp. Pombal estava bem e ia fechando os caminhos para a sua baliza. Numa fase da partida em que os albicastrenses dominavam, surgem as melhores ocasiões para a equipa de Nuno Fonseca. Primeiro foi Cunha a cabecear por cima no interior da área e depois foi João Fazenda a rematar à trave já com Nuno Viseu fora do lance. Os pombalenses conseguiram libertar-se da pressão exercida pelo Benfica de Castelo Branco e, aos 37’, foi João Ribeiro que teve uma excelente iniciativa individual, entrou na área mas viu o guarda-redes Hélder Cruz negar-lhe o golo. Em toda a segunda parte houve apenas uma oportunidade de golo, para o Sp. Pombal, num lance em que José da Mota fez uma excelente jogada pelo lado direito do ataque, cruzou para o interior da área onde apareceu Lima que acabou por desperdiçar uma soberana ocasião para colocar a sua equipa em vantagem Até ao final a bola andou quase sempre longe das balizas e o nulo no marcador é um resultado justo. Com este resultado o Sp. Pombal continua na cauda da tabela classificativa e Tó Sá viu Nelson Morgado ser expulso. No próximo domingo a equipa pombalense recebe o Gândara, no Estádio Municipal às 15horas e, em caso de vitória, poderá sair da última posição, que ocupa actualmente Boa arbitragem de Hugo Faria

FilipeRuivo

Instituto regressa às vitórias


O Instituto regressou às vitórias ao vencer o Alpendorada por 3-0, num jogo em que a turma de Nuno Dias, teve alguma sorte. Nesta partida o Instituto alinhou com: André Sousa; Valter, Miguel Silva, Roger e Leandro. Jogaram ainda: João Castro, Mourão, Ruizinho, Batalha, Andrezinho e Nino. Os golos do Instituto pertenceram a João Castro (2) e Nino. Na próxima jornada o Instituto recebe o Benfica, num encontro que deverá ter relato na Rádio Cardal e provavelmente transmissão em directo na SIC. Caso o encontro seja televisionado o encontro terá início às 15horas. Caso contrário o encontro realiza-se às 17h30. O Instituto soma quatro vitórias e duas derrotas, ao fim de seis jornadas disputadas.

BCP vence NDAP











O Pavilhão Eduardo Gomes, recebeu no passado sábado no escalão de cadetes, mais um encontro entre NDAP e BCP. Desde cedo se percebeu, que iria ser um encontro sem história, dado o desnível entre as duas equipas. O BCP com jogadoras de melhor nível técnico e também com maior poderio físico, dominaram sempre a luta das tabelas, construindo uma vitória expressiva por 87-24. Sob o comando de Rui Furet o NDAP alinhou com:; Marta Falcão (13), Sofia Domingues (5), Joana Santos, Ana Frade, Joana Goucha, Teresa Neves, Ana Oliveira, Ana Santos e Mariana Gomes (6). Sob o comando de Luís Correia o BCPombal alinhou com: Ana Gameiro (6), Ana Bia (5), Inês Silva (9), Inês Santos (2), Vânia Silva (15), Xana (14), Elsa Ferraz (10, Mariana Pontes (17’), Ana Carolina e Rita Mendes (10).No escalão de iniciados femininos, a Cartaria de Albergaria dos Doze venceu o BCPombal por 53-40.
Em juniores, o NDAP venceu o BC Lis por 59-28, com 25-8 ao intervalo. Nesta partida Rui Furet apresentou: Inês Duarte, Carolina Matias, Elsa Costa, Daniela Gomes, Sónia Diogo, Ana Antunes, Carolina Fernandes, Catarina Lote, Inês Silva e Ana Simões. Já o BCP venceu o Sp.Marinhense por 101-25. Em seniores masculinos o BCP venceu o AC.Viseu por 88-64 e somou a segunda vitória no campeonato









Cid Ramos e Hélder Ferreira

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Benfica vence em Pombal














Estádio Municipal de Pombal.
Árbitro: João Henriques (AF.Coimbra)

SP.POMBAL: Ivo; Romero (Peixinho, 66’), Pitéu, Palhais e Félix; Rica, Peugeot (Ari Couto, 55’), Fernando Morais (Zé Nuno, 80’) e Amadeu (; Diogo Ribeiro e Stephane.
Treinador: Paulo Rolo.

SL BENFICA: Pedro Miranda; Pedro Eugénio, Abel Pereira (Lassana Camará, 35’), João Pereira e Ivanir (Danilo, 66’); Ishmael, Roderik e David Simão; José Coelho, André Soares (Domingos Silveira, 62’) e Nelson Oliveira.
Treinador: João Alves.

Ao Intervalo: 1-1.
Golos: Stephane (26’), David Simão (39’), Domingos Silveira (69’), Amadeu (75’), Domingos Silveira (69’) e Danilo (87’).


Em jogo a contar para a 10ª jornada do nacional da 1ª divisão, a equipa júnior do Sp. Pombal recebeu em casa o Benfica e saiu derrotada por 2-4. Uma vitória tão justa quanto difícil. O primeiro lance de perigo foi protagonizado por Nelson Oliveira, aos 12’, num lance em que Ivo consegue suster o remate forte, e a bola acaba ainda por embater caprichosamente no poste. A equipa pombalense não se deixou intimidar, conseguiu acertar defensivamente . A estratégia de Paulo Rolo acabou por dar frutos aos 26’, quando na sequência de uma excelente iniciativa individual Stephane entrou na área e rematou cruzado para o primeiro golo da partida.
O golo do Pombal agitou as hostes benfiquistas e, poucos minutos depois, João Alves efectuava a primeira alteração, introduzindo na equipa, Lassana Camará. Aos 39’, e numa altura em que o Benfica já o justificava, surge o golo do empate, por intermédio de David Simão.Na segunda metade foi a equipa do Pombal a primeira a criar perigo, num lance em que Stephane aparece isolado, mas acaba por atirar à figura. Surge então Domingos Silveira, aquele que viria a tornar-se o homem do jogo ao apontar dois golos na partida. O primeiro foi aos 69’, numa jogada de insistência do ataque Benfiquista na área pombalense, o avançado do Benfica surge solto de marcação e remata forte na pequena área, colocando a sua equipa em vantagem. Poucos minutos depois, no seguimento de uma excelente jogada de Stephane, Amadeu aproveita bem e, só com Pedro Miranda restabelece a igualdade.
Com este golo a equipa de João Alves acusou algum nervosismo mas, aos 83’, Domingos Silveira volta a aparecer no jogo e, de cabeça, faz o 2-3. Ainda antes do apito final, houve tempo para Danilo fixar o resultado em 2-4 favorável ao Benfica
O Sp. Pombal deixou uma imagem positiva perante a assistência numerosa que marcou presença no Estádio Municipal.
Filipe Ruivo, Cid Ramos e Hélder Ferreira

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Um dia histórico para o U.Matamourisquense




No passado sábado, realizou-se a inauguração oficial do piso sintético da U.Matamourisquense, no campo dos Arneiros. Depois da recepção das entidades, dos sócios, simpatizantes e da comunidade, que teve inicio ás 14h30, decorreu um encontro de velhas glórias, que opôs a Matamourisquense ao Sp.Pombal
De seguida deu-se a inicio á inauguração com a cerimonia do descerrar das lápides comemorativas, onde o Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Eng. Narciso Mota e o Presidente da Junta de Freguesia, António Fernandes, tiveram a honra de retirar a bandeira de Portugal e deste modo mostrar a toda a comunidade as lápides referentes a esta efeméride.
A alegria era evidente e António Carvalho, presidente da colectividade começou por referir: “estou feliz tal como a direcção e todas as pessoas da freguesia; é uma infra-estrutura que abrange todas as pessoas “considera António Carvalho, O presidente da U.Matamourisquense salientou ainda que “nós não paramos por aqui nem vamos parar, hoje nós temos condições e agora vamos trabalhar os homens e mulheres aqui neste relvado, para que se divirtam, não andem em caminhos desviantes mas sim pratiquem aquilo que gostam, pratiquem algo saudável como é o desporto”.
O Presidente da Junta de Freguesia, António Fernandes fez referência ás antigas direcções.“todos eles deixaram aqui algo de bom. Tem sido um esforço enorme que todos temos feito ao longo dos tempos, eu umas vezes a jogar, outras na direcção, outras a treinar tive oportunidade de acompanhar todo esse processo.” refere
Narciso Mota, Presidente da Câmara Municipal de Pombal enalteceu o trabalho da população da Mata Mourisca. “deixo as minhas felicitações á Freguesia de Mata Mourisca, a estes homens e mulheres que acima de tudo devemos ter para com eles um carinho especial, e que tanto merecem ”.felicita
No final dos discursos decorreu ainda o jogo de escolas de futebol sete (U.Matamourisquense -Naval), depois deu-se o desfile de todas as equipas do Mata Mourisquense.
O final da tarde foi animado com a actuação do Rancho Folclórico “As Camponesas de Mata Mourisca”, e de seguida houve um agradável lanche de convívio.
Sem dúvida que o dia 8 de Novembro será para sempre recordado e como António Fernandes disse “ foi um sonho que se tornou realidade”





Rita Marques e Hélder Ferreira

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Instituto recebe amanha o Odivelas

O Instituto defronta o Odivelas amanha às 17h30 no Pavilhão do Instituto D.João V, no Louriçal. Na antevisão deste encontro Nuno Dias, salientou que apesar de defrontar o último classificados espera muitas dificuldades. “. Não é pela classificação que vamos pensar que o jogo se irá resolver, temos falado muito sobre a semana e não vamos encarar a partia com a ideia que mais cedo ou mais tarde estaremos em vantagem. Encaramos este jogo com muita seriedade e sabemos que estes jogos em casa são para ganhar, apesar de todo o respeito que temos pelo Odivelas.”
O Instituto soma três vitórias e uma derrota, quando estão disputadas quatro jornadas.

Três indisponíves para o encontro diante do Gaeirense

O Guiense prepara a deslocação ao reduto do Gaeirense, com o pensamento em mais uma vitória, após a goleada sobre os Caseirinhos por 5-0 para a Taça distrital. Para este encontro o técnico Rui Gama não poderá contar com os contributos de Fábio Gomes, Gata e Moreira, todos devido a lesão.
A grande dúvida para o encontro de domingo é saber qual será o guarda-redes eleito para o encontro, Gaby ou Rodolfo? Apenas Rui Gama terá a resposta. O Guiense começou mal o campeonato, mas parece dar sinais claros de recuperação

Maria cheia de graças

A distribuição natural do talento para a prática desportiva é tão injusta como a distribuição da riqueza. Uns ficam com tudo, outros com quase nada. Maria Pereira, 17 anos, jogadora de andebol do Colégio João de Barros é uma das que não tem razões para se queixar da sorte. Para além de ser das melhores jogadoras da modalidade que abraçou, como comprovam as constantes chamadas às selecções nacionais, também no futsal, futebol e até no voleibol já provou ter um talento muito especial.No final da temporada passada chegou o momento das decisões. Para jogar ao mais alto nível tinha que optar por uma modalidade e escolheu o andebol, que apareceu na vida de Maria, que vive na Calvaria, Porto de Mós, quando tinha seis anos. Começou por jogar na Maceira, depois mudou-se para a Batalha, onde jogou até ao final da temporada passada. Esta época optou por jogar no Colégio João de Barros, das Meirinhas, Pombal, que disputa a I Divisão, tendo-se estreado nas competições europeias no fim-de-semana passado. O seu actual treinador, Paulo Félix, não tem dúvidas em afirmar que é uma jogadora “completa” e que “pode ir longe”. “Deverá brevemente atingir a selecção A e terá, com certeza, hipóteses de jogar no estrangeiro.” Essa probabilidade foi, “para já”, rejeitada por Maria, pois já foi convidada para jogar em Espanha. “Era muito cedo para dar esse salto”, diz.O futsal chegou depois e, por isso, ficou para trás. Surgiu na sua vida há cinco anos. Escolheu a Golpilheira, dominadora da modalidade no distrito e uma das melhores equipas nacionais e fez furor. Pelas juniores jogava à baliza, pelas seniores como jogadora de campo. Teresa Jordão, treinadora do clube da Batalha, teve pena que a sua jogadora deixasse a modalidade para se dedicar exclusivamente ao andebol, mas sabia que “era uma decisão inevitável”. “Já sabia que quando não fosse possível conciliar, ela optaria pelo andebol. Tenho pena, pois foi fundamental em jogos muito importantes. Tem jeito para tudo. Era tão boa à baliza como a jogar à frente”Não havendo ainda selecções jovens de futsal, Maria Pereira foi convocada para a selecção portuguesa de sub-19 de futebol que disputou, sem sucesso, o apuramento para o Europeu de 2009. “O seleccionador viu-me num torneio de futebol de sete e convocou-me.” Mas não é só! No voleibol, é o esteio da sua equipa de Desporto Escolar do Instituto Educativo do Juncal, onde frequenta o 12º ano. Há gente com sorte...
Miguel Sampaio (Jornal de Leiria)

Andebol em alta


O último fim-de-semana foi extremamente positivo para o NDAP que alcançou três vitórias, em outros tantos jogos. A equipa sénior comandada por Hugo Serro venceu o Portalegre por 31-20. Neste encontro o NDAP alinhou com: Luís Cunha; Telmo Costa (9), Nélson Silva (3), André Santos (3), Cyril António (1), Daniel Mendes (1), José Mota (1), Paulo Gameiro (3), João Simões (4), Fábio Teixeira, Daniel Costa e Pedro Fialho (6). No escalão de iniciados, nova vitória para a equipa pombalense, desta vez sobre o Cister de Alcobaça por 27-23. Nesta partida Hugo Serro fez alinhar os seguintes atletas: António Mota; Francisco Magalhães, João Cravo (6), Tiago Monteiro (1), Bruno João (4), Filipe Lopes (12), Marcelo Silva, Tiago Andrade (2), Adelino Simões, Márcio Martins e Pedro Cintrão (2). No escalão de juvenis, nova vitória para a equipa orientada por Bruno Marto. Vitória sobre o Águeda por 22-17.Neste encontro alinharam e marcaram pelo NDAP: João Gaspar; Eduardo Neves (1), João Rodrigues (2), João Barreiros (2), Diogo Major, Diogo Maia, Diogo Domingues (3), Gonçalo Costa, José Domingues (6), Pedro Silva (1), João Gomes (3), Pedro Gameiro (5), Rúben Pires e Daniel Gonçalves.

Cid Ramos

in O Derbie - 2008-11-05 22:04:42

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bruno Rodrigues e Marina Agostinho venceram Tripla Légua


Foi com o tempo de 46 minutos e 22 segundos que levou para percorrer 14.999 metros, e uma vantagem superior a dois minutos sobre o segundo classificado que Bruno Rodrigues, da Juventude Vidigalense, se sagrou na manhã do passado domingo o grande vencedor da XV Tripla Légua de Vermoil. Com a vitória nesta Tripla Légua, em que ficou a apenas dois segundos do recorde da prova, Bruno Rodrigues garantiu o título de campeão distrital de estrada 2008/2009. Na segunda posição classificou-se Gonçalo Borges da equipa 3 Santos Populares (Carregal do Sal) e no terceiro lugar classificou-se Nuno Varela do AC Barreira.No que diz respeito aos femininos, Marina Agostinho correspondeu mais uma vez às expectativas e arrecadou o seu 4º triunfo na prova. Em juniores, o destaque vai para Olivier Pedroso que esta temporada se mudou do J. Vidigalense para o Maratona Clube de Portugal e na primeira vez que marcou presença em Vermoil arrebatou o primeiro lugar.A Tripla Légua de Vermoil afirma-se cada vez mais como um dos eventos desportivos mais relevantes do concelho e, no panorama do atletismo, é já uma prova de referência na zona centro. Cerca de oito centenas de pessoas participaram nas provas das várias categorias e na caminhada que antecedeu o arranque da competição. Esta foi uma prova que serviu para a Associação Distrital de Atletismo de Leiria atribuir os títulos de campeões distritais e, além de Bruno Rodrigues e Mariana Agostinho que se sagraram campeões em seniores masculino e feminino respectivamente, também Mário Cordeiro (CA Barreira - veteranos 1), Isabel Paulo (AC Marinhense – veteranos), João Leal (Juv. Vidigalense – juniores) e Catarina Vieira (CA Marinha Grande – juniores) aproveitaram a presença em Vermoil para arrecadar o título de campeão distrital.No final, a organização mostrou-se satisfeita com a forma como a prova decorreu, considerando que as expectativas foram superadas e por fim deixou um agradecimento especial a todos os participantes, ficando a promessa: para o ano há mais.


Aqui ficam os nomes dos vencedores:
Seniores: Bruno Rodrigues (Juv. Vidigalense)
Seniores: Mariana Agostinho (Juv. Vidigalense)
Juniores: Olivier Pedroso (Maratona Clubde de Portugal)
Juniores: Catarina Vieira (CA Marinha Grande)
Veteranos 1: Mário Cordeiro (CA Barreira)
Veteranos 2: Paulo Pereira (Valongo do Vouga)
Veteranos 3: Júlio Henriques (GAF Vidais)
Veteranos 4: Ventura Pires (Clac Tany)
Veteranos 5: António Perpétua (CCDS S. Frutuoso)
Veteranos 6: Arménio Pereira (A3C)
Veteranos Femininos: Carolina Feliz (U. Tomar)
Juvenis: Pedro Santos (Juv. Vidigalense)
Juvenis: Soraia Lopes (Bairro dos Anjos)
Iniciados: Benedito Santos (AC Vermoil)
Iniciados: Ana Alves (Juv. Vidigalense)
Infantis: Miguel Carreira (Juv. Vidigalense)
Infantis: Clara Marques (Juv. Vidigalense)
Benjamins: Yvane Silva (2 A Pombal)
Benjamins: Manuela Martins (2 A Pombal)
Bambis: João Vazão (GD Pedreiras)
Bambis: Mariana Pereira (AC Carnide)
Filipe Ruivo (www.oeco.pt)

Peruzi de regresso à Ranha

O Avançado Peruzi está de regresso à Ranha, após ter abandonado a competição no final da última época. Peruzi não resistiu ao apelo do clube que vinha representando há várias temporadas, até porque a principal carência do clube de Paulo Borges, era a ausência de um verdadeiro ponta-de-lança. O jogador já foi inscrito e caso Paulo Borges assim o entenda, já poderá ser opção para o jogo de sábado diante do Casal Novo